← Back to portfolio

TEXTOS PARA BLOG 1

1. TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O INBOUND MARKETING!

Diferente de algumas estratégias tradicionais em que a empresa vai até o cliente, no Inbound Marketing os potenciais clientes é que são atraídos pela sua empresa. Além de ser considerado uma estratégia de prospecção passiva, com ele, você também consegue desenvolver uma relação mais sólida e próxima com o seu cliente, sem precisar ser invasivo.

Como ele funciona?

O primeiro passo para utilizar essa estratégia, construindo uma marca forte, é através do Marketing de Conteúdo. Para isso, você precisa compartilhar conteúdos de qualidade, em que o seu cliente possa ser alimentado com assuntos que possam gerar interesse e engajamento.

A metodologia do Inbound Marketing é baseada em 4 etapas: atração, conversão, fechamento e encantamento. Além de ser uma forma eficaz, não necessita de altos investimentos para apresentar bons resultados. Por isso, vamos explicar melhor cada uma dessas etapas:

  • Atrair: Esse primeiro momento é para atrair a atenção de seus usuários. Para isso, é usado diversas formas de conteúdos relevantes que possam despertar o interesse de seu público.

  • Converter: Depois da fase de atração, é hora de converter aqueles usuários que foram conquistados, para que eles sejam transformados em leads. Para isso, os usuários fornecem alguns dados pessoais em troca de algum benefício, como conteúdos exclusivos.

  • Relacionar: Essa etapa pode acelerar o processo para aqueles leads que ainda não estão no estágio de compra. Além disso, é muito importante criar uma relação com o seu público, mostrando o quanto suas necessidades importam. A fase de pós-venda deve ser tão importante quanto todas as anteriores, pois assim, o cliente continuará confiando em você.

  • Analisar: Depois de todo o processo ter sido feito, vem a fase da análise, em que é possível avaliar todos os resultados obtidos, inclusive os leads e oportunidades conquistados.

Ficou um pouco mais claro?

Assim, você consegue levar o conteúdo certo às pessoas certas.

Jornada do Consumidor

Você já ouviu falar em Jornada do Consumidor? Ou Funil de Vendas? Vamos explicar de maneira bem objetiva, para que você possa entender melhor o processo de Inbound Marketing.

Acredita-se que, antes do cliente realizar uma compra, ele passa por diversas etapas como: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, decisão. Através dessas etapas, o consumidor vai evoluindo sua mente a respeito de determinado produto ou serviço, resultando ou não na compra.

Para visualizar essa jornada, levamos em consideração o funil de vendas. Essa representação, nos possibilita o acompanhamento do consumidor em toda a sua jornada, do topo até o fundo.

Por isso, quando vamos levar algum cliente específico em consideração, é muito importante saber em que fase dessa jornada ele está, pois assim, fica mais fácil de desenvolver uma comunicação eficaz e abraçar novas oportunidades.

Quais são as vantagens?

Utilizar a estratégia do Inbound Marketing para a sua empresa, pode apresentar diversos benefícios. Quer saber quais são? Então continue com a gente!

  • Alcançar o público certo: Esse primeiro benefício é muito importante! Pois assim, você consegue alcançar um público de qualidade. Não adianta atingir um público gigante, se ele não tiver a qualidade necessária.

  • Custos reduzidos: Se formos comparar com as formas tradicionais, o Inbound não necessita de grandes investimentos. Se for usado da maneira correta, pode trazer grandes resultados com um baixo custo. Além disso, não costuma desperdiçar recursos.

  • Relacionamento: Com o objetivo de gerar engajamento e uma boa aproximação entre o cliente e a empresa, essa é umas das vantagens mais importantes, já que, ao adquirir a confiança do usuário tudo se torna mais simples.

  • Mensuração: Analisar os resultados em tempo real é uma grande vantagem. Assim, é possível acompanhar quais estratégias estão trazendo resultado e como está o seu planejamento.

E aí? Pronto para apostar nessa poderosa estratégia?



2.  TUDO SOBRE PERSONAS

Primeiro de tudo, precisamos entender O QUE É UMA PERSONA. Você sabe?

Uma Persona é a representação do cliente “ideal” de um negócio. Ela é construída através de dados demográficos, psicográficos, comportamentais, desejos, problemas e motivações.

É uma forma bem completa de segmentação de mercado. Com ela, é possível se relacionar com o cliente de forma sólida e proveitosa, além de saber exatamente para quem você está comunicando. Quanto mais segmentado e específico, melhor.

Por que criar uma persona?

Considerada um grande passo dentro do marketing digital, a criação de personas possibilita um melhor entendimento do público que se deseja atingir. Além disso, facilita a produção de conteúdo, já que se está falando com o público correto; é possível estabelecer o tom de voz que melhor se encaixa à estratégia criada e conta com uma grande chance de atingir bons resultados.

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

Essa é uma dúvida muito comum, já que os conceitos podem soar bastante parecidos no início, mas nós podemos te ajudar com isso!

Público-alvo é bem mais geral, utilizando principalmente dados demográficos como base, por exemplo:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Renda;
  • Escolaridade;
  • Estado Civil;
  • Profissão;
  • Hábitos de compra;

Ex: Homens, solteiros, de 20 a 35 anos que tenham formação superior, moradores da região Sul com renda mensal entre R$ 3.000 a R$ 5.000 e que costumam frequentar a academia.

Enquanto a Persona, por sua vez, utiliza dados mais específicos, criando de fato um cliente de “exemplo” para que se possa visualizar com quem estamos nos comunicando, abordando dados mais comportamentais e pessoais.

Ex: Leandro, tem 25 anos, é formado há 2 anos, mas já atua na sua área há um tempo. É solteiro e mora sozinho em Curitiba. Costuma frequentar a academia de 2 a 3 vezes por semana, e leva isso muito a sério. Gosta de cuidar da sua saúde e manter uma alimentação balanceada.

É importante ressaltar que, é normal que uma empresa tenha mais de uma persona. Dependendo dos produtos e serviços oferecidos e do nicho que cada um atua, podemos criar diferentes personas, para que todos os clientes em potencial sejam atingidos da maneira certa.

Com isso, você consegue otimizar o seu investimento em marketing digital e obter resultados significativos, sem se preocupar em produzir conteúdo para quem não tem interesse ou necessidade de adquirir o seu produto.

Como criar a sua persona?

O passo ideal para começar a criação da sua persona, é realizar pesquisas de mercado e entrevistar atuais clientes, para entender melhor o processo de compra através do ponto de vista do consumidor. Quanto mais informações você conseguir coletar, melhor será o resultado.

Depois, analise os dados para iniciar a criação.

Separamos alguns exemplos de assuntos que você pode perguntar inicialmente para começar a estruturar a sua persona:

  • Hábitos de compra;
  • Objetivos;
  • Desejos;
  • Motivações;
  • Problemas enfrentados;

Quando se alcança o objetivo de enviar a mensagem pretendida às pessoas certas, o sucesso se torna consequênc



3. O MAPA DA EMPATIA

Já pensou que ótimo seria se você pudesse saber exatamente o que está passando na cabeça do seu cliente? Claro que não podemos entrar literalmente na mente de ninguém, mas existe uma ferramenta que nos ajuda a entender melhor o cliente, através de seu comportamento e sentimentos. Essa ferramenta é chamada de: Mapa da Empatia.

A palavra “Empatia” significa saber se colocar no lugar do outro, e é válida tanto na vida pessoal quanto profissional. Quando existe empatia na relação entre a empresa e o cliente, a chance de sucesso é muito maior, já que a empresa passa a conhecer o seu cliente muito melhor, compreendendo suas dores e desejos.

Como funciona?

A proposta do Mapa da Empatia consiste em entender o que o cliente pensa, sente, fala, faz, sente e , além de suas dores e desejos. Com isso, é possível traçar exatamente o perfil do seu público-alvo, de forma simples e visual. Além disso, ele pode ser usado para diversas finalidades, inclusive para a vida pessoal, independente da situação. Confira a imagem ilustrativa:

No centro do mapa, fica o seu cliente. Crie uma persona para ele, com nome, idade e diversas características, para que você consiga visualizar melhor e ter um bom norte na hora de seguir com o trabalho.

  • O que ele vê e ouve?

O que o cliente costuma ver no seu dia a dia? Como é a sua rotina?

Que lugares ele frequenta?

Ele costuma assistir TV ou algum streaming? O que ele costuma assistir?

Que músicas ele costuma ouvir?

Que marcas ele consome?

Ele é influenciado por alguém? Quem?

Essas são só algumas das perguntas que podem nos ajudar a identificar o que precisamos. Quanto mais específico, melhor.

  • O que ele pensa e sente?

Que tipos de pensamentos ele tem?

Ele costuma pensar sobre o futuro?

Quais são as suas principais preocupações?

Quais os seus interesses?

Ele se sente triste ou feliz?

  • O que ele fala e faz?

Sobre quais assuntos ele costuma falar?

Como ele age?

Ele tem hobbies? Quais?

Qual é o seu estilo de vida?

  • Quais são as suas necessidades/desejos?

O que ele deseja?

O que faz ele feliz?

Onde ele quer chegar?

Quais são as suas expectativas?

  • Quais são as suas dores?

Quais são os seus problemas?

Do que ele tem medo?

Quais obstáculos precisam ser superados?

Agora que você já entendeu como funciona o Mapa da Empatia e está pronto para colocar em prática, aproveite para fidelizar os seus clientes e alcançar o sucesso de forma real, humana e compreensiva!

Ainda tá com dúvidas? Quer saber mais? Nós podemos te ajudar! Entre em contato com a gente agora mesmo e transforme a comunicação de sua marca







4. MARKETING DIGITAL: COMO ELE PODE AJUDAR A SUA EMPRESA?

Falar sobre a expansão da internet pode parecer clichê e repetitivo, mas não podemos ignorar o fato de estarmos constantemente dependendo da nossa conexão para executar qualquer tipo de tarefa, seja por trabalho ou entretenimento.

A internet já está enraizada no nosso dia a dia, e às vezes nem percebemos o quanto precisamos dela, e para isso, vou te fazer algumas perguntas: você consegue ficar 1 dia sem responder ou enviar uma mensagem? sem atualizar a sua caixa de entrada do e-mail? sem acessar às redes sociais? sem pesquisar por qualquer tipo de informação?

Difícil, né? Pois todas essas situações são apenas algumas das que testemunhamos, e fazemos parte, todos os dias. E sabe de uma coisa? A tendência é evoluir ainda mais!

O que é Marketing Digital?

Esse tipo de Marketing foi se tornando mais popular no início dos anos 2000, quando aumentou, de forma significativa, a quantidade de usuários na internet. Por isso, as empresas passaram a investir cada vez mais no meio digital e tecnológico.

O Marketing Digital consiste, de forma resumida, em diversas estratégias de comunicação no ambiente digital, com o objetivo de gerar resultados. Além disso, se formos comparar com outros tipos de marketing, esse é muito mais acessível, podendo ser utilizado em qualquer empresa.

Embora o mundo digital nos faça pensar imediatamente em redes sociais, por ser um canal forte e em constante evolução, existem outros canais que podem ser utilizados, como e-mail, blog, mídia paga, busca orgânica, entre outros. Sempre lembrando que: cada canal tem sua particularidade, por isso, cada conteúdo deve ser adaptado de acordo com a forma que será comunicado.

Estratégias de Marketing Digital:

Existem estratégias dentro do próprio Marketing Digital, que podem ajudar e trazer bons resultados. O primeiro passo é definir um objetivo, para que assim, você possa analisar bem o que pretende conseguir através do meio digital, e testar para ver qual delas funciona melhor.

Para deixar você um pouco mais por dentro de todas essas mil possibilidades que o mundo online proporciona, separamos algumas das principais estratégias para explicar melhor. São elas:

  • Inbound Marketing: O principal objetivo é que ao invés de você encontrar os clientes, eles que te encontram. Você precisa entender a necessidade e o problema do seu cliente, para que consiga se comunicar com ele de forma satisfatória.
  • E-mail Marketing: Para você que acha que o e-mail não é mais tão usado, ele é sim, principalmente por empresas Com essa estratégia, você consegue enviar mensagens e conteúdos para quem deseja receber, fortalecendo sua marca e relacionamento.
  • Marketing de Conteúdo: Compartilhe conteúdos de relevância com o seu público, seja através de redes sociais, blog, e-books, entre outras opções. Torne-se especialista e referência na sua área.
  • Mídia paga: Para você que procura por algo mais imediato e de fácil mensuração, invista em links patrocinados ou anúncios em redes sociais. Existem diversas maneiras de divulgação e alcance de público-alvo através dessa estratégia.

Ficou um pouco mais claro? Então continue com a gente!

Mas por que o Marketing Digital é tão importante?

Você já percebeu o quanto é importante ter uma presença digital para a sua empresa hoje em dia, não é mesmo? Então precisamos falar sobre algumas vantagens que o Marketing Digital pode proporcionar para você e seu negócio.

Além dos métodos digitais serem bem mais rápidos e práticos, você consegue fazer uma segmentação bem mais específica, podendo se comunicar exatamente com o seu público-alvo ou clientes em potencial. Com isso, torna muito fácil a possibilidade de você adquirir um alcance global, se for do seu interesse.

Outra vantagem é que você pode se destacar em meio à concorrência, entendendo o seu público, além de auxiliar na identificação e solução de seus problemas. O comportamento dos usuários podem ser analisados com precisão, já que os resultados são facilmente mensuráveis, sem a necessidade de altos investimentos logo de cara.

Ainda tá com dúvidas? Quer investir no Marketing Digital? Nós podemos te ajudar! Entre em contato com a gente agora mesmo e transforme a comunicação de sua marca.

5. MARKETING X PUBLICIDADE: QUAL É A DIFERENÇA?

Nós conhecemos esses dois assuntos, e sabemos que eles não têm o mesmo significado, mas às vezes confunde, não é mesmo? Afinal, qual é a diferença entre Marketing e Publicidade?

Vamos com calma! Antes de entendermos a diferença, precisamos saber o conceito de cada um e como eles funcionam na prática.

O que é Marketing?

Diferente do que muitas vezes se pensa, Marketing não é só vendas e divulgação. Marketing é, na verdade, um conjunto de práticas e ações que visa alcançar objetivos, entendendo o mercado e as necessidades de seus clientes.

Para atingir um bom resultado, o Marketing utiliza os 4P’s. Também conhecido como Mix do Marketing, esse conceito representa os pilares básicos, que são utilizados para atingir melhores resultados em suas estratégias. São eles:

  • Produto: Analisar qual produto ou serviço está sendo colocado no mercado. Suas características, funções e diferencial. Além disso, entender as necessidades dos clientes em potencial e como será utilizado.
  • Preço: O valor final que o cliente deve pagar, porém o preço do produto, afeta diretamente na forma como ele será vendido.
  • Praça: A distribuição. Como o cliente chegará ao seu produto/serviço.
  • Promoção: As formas de divulgação e comunicação com o público-alvo. Possíveis soluções para suprir as necessidades de seus clientes.

Além disso, existem diversos tipos de Marketing, que podem atingir diferentes objetivos, públicos e situações.

O que é Publicidade?

A Publicidade, por sua vez, possui um conceito bem amplo, porém, resumindo de forma bem objetiva, podemos dizer que Publicidade é uma técnica de comunicação em massa. Ela utiliza as mais diversas linguagens e formas de se comunicar, se adaptando ao perfil do público em questão, despertando emoções e interesses.

Também conhecida como a arte de convencer e persuadir de modo direto, a Publicidade está constantemente presente no nosso dia a dia, tanto em ambientes internos quanto externos. Por isso, muitas vezes, quando estamos abertos a consumir algum produto ou serviço específico, nos influenciamos por determinada peça publicitária.

Dentro da Publicidade, existem diversas áreas de atuação, que trabalham em conjunto pelo mesmo objetivo: o cliente. Quando a demanda passa corretamente por todas as áreas, e elas entram em harmonia, o resultado é satisfatório e o sucesso do cliente, alcançado.

Mas afinal, qual a diferença?

Então, voltando um pouquinho: você se lembra do P de Promoção do Mix de Marketing? Ele é, nada menos que, a própria Publicidade! Ela é considerada uma das estratégias de divulgação do produto. Portanto, podemos concluir que a Publicidade está inserida dentro do processo de Marketing. Considerando isso, separamos outras duas diferenças na prática:

  • Enquanto a Publicidade divulga a sua mensagem, o Marketing desenvolve estratégias para vender produtos e serviços;
  • As atividades publicitárias envolvem processos criativos e comunicativos, enquanto as atividades do Marketing contam com aspectos mais técnicos;

Apesar de suas diferenças, a melhor opção é que essas duas áreas andem juntas, pois a falha de uma, também afeta a outra. Além disso, como também vimos anteriormente, existem diversos tipos de Marketing, que juntos com a Publicidade, podem criar algo maravilhoso e personalizado para cada objetivo, atingindo resultados sólidos e positivos.

Ainda tá com dúvidas? Precisa de algum desses serviços? Nós podemos te ajudar! Entre em contato com a gente agora mesmo e transforme a comunicação de sua marca.